Palavra do Presidente


SINPOL-RO, que antes da aprovação do Novo Estatuto denomina-se SINSEPOL, completa nesse ano de 2025 trinta e seis anos de nascimento. Considerado um dos três maiores Sindicatos do Estado de Rondônia, o SINPOL tem como finalidade proporcionar a defesa de direitos e interesses, individuais ou coletivos, dos servidores que integram o quadro de pessoal da Polícia Civil do Estado de Rondônia, quer sejam ativos ou aposentados, e seus pensionistas, representando-os perante as autoridades administrativas, legislativas e judiciárias.

Uma das principais missões do SINPOL-RO é Lutar pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito à justiça social e pelos direitos fundamentais do homem, estabelecendo estratégia de ação em função dessas conquistas.

No processo eletivo para a escolha da Nova Diretoria do SINPOL para o quadriênio 2022-2026, nossa chapa “A força da Unidade” foi eleita por aclamação, isto é, não houve outra chapa concorrente, o que demonstra que a classe policial civil aprovou o trabalho feito pelo sindicato na gestão anterior, reforçando o sentimento de união para vencer os desafios vindouros.

Sou José Ribeiro Pinto Filho, nascido em 30 de agosto de 1978. Em 2001, concluí o curso superior de Administração e, no mesmo ano, ingressei na Polícia Civil do Estado de Rondônia. ​

Minha trajetória na Polícia Civil começou na Delegacia Especializada em Apurações de Atos Infracionais (DEAAI), onde, devido ao meu comprometimento, assumi a chefia do Setor de Investigação (SEVIC).

Em junho de 2022, com o espírito de liderança, fui indicado por meus colegas para representar a categoria da polícial civil na Assembleia Legislativa de Rondônia. Atualmente, acumulo as funções de deputado estadual, eleito com 9.751 votos, e presidente do SINPOL-RO. 

Meu objetivo é poder entregar aos filiados umaGestão com transparência, austeridade e lealdade para mantermos um SINPOL aguerrido e articulado, cônscio de sua condição no contexto social. Nesse passo, adotamos uma postura de oposição à inércia, inatividade, acomodação, conformismo do senso comum.

Representar uma categoria tão grande e forte como a Polícia Civil é tarefa bastante árdua. Mas como guerreiro, não fugirei do bom combate e sempre lutarei para que nossa briosa Polícia Civil consiga as melhores condições de trabalho e valorização.

No Sindicato quando tudo vai bem, ninguém lembra que existe; quando vai mal, dizem que não existe; quando é para investir, dizem que não é preciso que exista; porém quando realmente não existe, dizem que deveria existir.

Um forte Abraço.

 

Ribeiro do SINPOL

Presidente do SINPOL-RO