SINPOL/RO

Prefeitura de Porto Velho prevê começar vacinação de crianças contra Covid a partir de segunda

14/01/2022 14/01/2022 06:12 159 visualizações
Serão imunizadas crianças de 5 a 11 anos. Segundo Semusa, capital tem cerca de 54 mil crianças desta faixa etária

A cidade de Porto Velho confirmou que vai começar a imunização de crianças contra Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (17). O público a ser imunizado é o de 5 a 11 anos.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a imunização pediátrica deve ser feita em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas; sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação; com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Porto Velho tem 54 mil crianças na faixa etária a ser contemplada com as vacinas da Pfizer. Desse total, cerca de 3 mil crianças são imunossuprimidas.

O município informou que está concluindo o treinamento dos profissionais de saúde que farão a aplicação da vacina infantil contra a Covid.

Os imunizantes devem ser disponibilizados à população na segunda-feira (17) em todas as unidades básicas de saúde e no ponto de atendimento instalado no Porto Velho Shopping.

"O atendimento será conforme a quantidade de doses pediátricas recebidas pelo município", disse o município. Ainda não há informação sobre a quantidade de doses que serão destinadas a Porto Velho.

Chegada das vacinas

As primeiras doses da vacina da Pfizer para crianças devem chegar a Rondônia na manhã de sexta-feira (14).

Segundo a previsão do Ministério da Saúde, a aeronave que vai trazer os imunizantes deve pousar em Porto Velho por volta de 10h45.