A plataforma de
streaming Netflix fechou o 2º trimestre de 2021 com lucro líquido de US$ 1,35 bilhão. A
big tech divulgou seu
balanço financeiro (em inglês, 668 KB) nesta 3ª feira (20.jul.2021). O índice acompanha o ligeiro aumento nas assinaturas, que chega a pouco mais de 209 milhões –sendo 1,5 milhão só nos últimos 3 meses. Apesar de ultrapassar as previsões de 1 milhão, o crescimento foi mais lento que o registrado em 2020, quando o mesmo período terminou com 10 milhões de novos assinantes. Nos últimos 3 meses, a receita líquida cresceu 19%, o que eleva a receita total da empresa para US$ 7,3 bilhões. Eis o índice de lucros da empresa desde 2018:

Segundo o relatório, a pandemia forçou instabilidade incomum nos índices da companhia. Isso faz com que haja distorção nas comparações ano a ano, principalmente sobre a aquisição de novos assinantes e uso por membros da família. No último trimestre, o envolvimento por usuários foi baixo quando comparado a níveis anteriores. Ainda assim, foi 17% maior que o registrado no mesmo período de 2019. A permanência dos usuários na plataforma também se manteve -um fator listado pela Netflix como
“valorização” do serviço.
“Isso demonstra que, à medida que melhorarmos o nosso serviço, podemos cobrar um pouco mais”, diz o relatório. No ano passado, a Netflix ganhou 37 milhões de assinantes –alcançou 203,66 milhões. É o maior aumento anual da história da empresa.
PROJEÇÕES
A estimativa para o 3º trimestre é alcançar 3,5 milhões de novos usuários -expectativa acima dos 2,2 milhões adicionados até o mesmo período em 2020.
“Se alcançarmos, teremos adicionado mais de 54 milhões nos últimos 24 meses, que é a nossa taxa anual de adições pré-covid”, aponta o relatório. A plataforma também deve continuar expandindo sua produção original. O sucesso das séries
Lupin (França) –o título não-anglófono mais assistido –,
Elite (Espanha) e
Quem matou Sara? (México) demonstra isso, apontou o relatório. Além disso, séries e especiais da Netflix receberam 129
indicações ao Emmy.
The Crown lidera como a mais indicada, em 24 listas. Depois vem
O Gambito da Rainha, com 18, e
Bridgerton, com 12 indicações. A plataforma investiu US$ 8 bilhões em conteúdo no 1º semestre de 2021 –um salto de 41% ano a ano. A expectativa é expandir a plataforma para gamificação, como ocorreu com o episódio de
Bandersnatch, em que o espectador define o futuro do personagem com base em escolhas de roteiro. “Nós vemos o jogos como uma nova categoria de conteúdo, semelhante à expansão para filmes e séries”, pontuou a empresa. O primeiro passo será focar em jogos para dispositivos móveis.