O governador de São Paulo,
João Doria (PSDB), fez uma publicação em sua página no Twitter nesta domingo (18.abr.2021) dizendo que o governo estadual iniciou a distribuição de 407 mil medicamentos para intubação. Reclamou, porém, que a quantidade seria insuficiente. Doria afirmou que
“os itens foram doados ao Ministério da Saúde por empresas privadas, que estão fazendo aquilo que o governo federal deveria fazer”. Disse:
“a essas empresas, nosso agradecimento”. O tucano afirmou os medicamentos para intubação recebidos pelo Estado de São Paulo só conseguirão atender os hospitais por 3 dias.
“Continuamos aguardando envio de mais medicamentos pelo Ministério da Saúde, já que nossas compras estão sendo prejudicadas pela requisição feita pelo governo federal aos fabricantes nacionais”, disse.

SAÚDE ENVIOU A SP MENOS DE 20% DOS KITS INTUBAÇÃO SOLICITADOS
O Ministério da Saúde anunciou, na 5ª feira (15.abr.2021), o envio de 407.507 doses de remédios que compõem o chamado
“kit intubação” ao Estado de São Paulo. Na 4ª (14.abr), o
Poder360 mostrou que o Estado já pedia os medicamentos há 40 dias, sem resposta. O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, enviou 9 ofícios ao governo federal de 3 de março a 13 de abril deste ano solicitando o envio dos medicamentos. Leia a
íntegra dos pedidos (33 MB). O último ofício enviado pelo governo paulista, na última 3ª (13.abr), pedia 2,3 milhões de doses de medicamentos em até 24 horas para repor os estoques. A carga anunciada pelo Ministério da Saúde representa apenas 17,7% do montante solicitado.