O papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo aos líderes católicos brasileiros nessa 5ª feira (15.abr.2021). Ele disse que o Brasil está passando por “
uma das provas mais difíceis de sua história”. “
Jovens e idosos, pais e mães, prestadores de cuidados de saúde e voluntários, ministros da Igreja, ricos e pobres: a pandemia não deixou ninguém intocado em seu rastro de sofrimento”, disse ele. A mensagem foi enviada aos bispos que participam da Assembleia Geral da 58ª Conferência dos Bispos do Brasil, mas direcionada a
“todos os brasileiros”, segundo Francisco.
“Nossa fé no Cristo ressuscitado nos mostra que podemos passar por este momento trágico. Nossa esperança nos dá coragem para levantar. A caridade nos instiga a chorar com aqueles que choram e a dar uma mão, especialmente aos mais necessitados, para que sorriam novamente”, falou. O Brasil registrou, na última 5ª feira (15.abr.2021)
3.560 mortes por covid-19 e 73.174 novos casos da doença. No total, são 13.746.681 infectados e 365.444 vítimas do coronavírus. O país ocupa o 3º lugar da lista de nações com o maior número total de casos de covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. O papa pediu novamente aos líderes que permaneçam unidos para que possam ajudar todo o país a superar a pandemia e “
o vírus da indiferença, que nasce do egoísmo e gera injustiça social”.
“É possível superar a pandemia, é possível superar suas consequências. Mas só teremos sucesso se estivermos unidos”, acrescentou. “
A cada um de vocês, queridos irmãos bispos, aos fiéis confiados aos seus cuidados, e a todos que vivem no Brasil, dou minha sincera bênção”, finalizou.