SINPOL/RO

Anvisa espera há mais de 1 mês reunião com Rússia sobre Sputnik V

04/03/2021 04/03/2021 08:17 134 visualizações
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está esperando, desde o fim de janeiro, por uma reunião com a vigilância sanitária da Rússia. O órgão brasileiro enviou uma lista de perguntas sobre a vacina Sputnik V, mas ainda não obteve respostas. No site da Anvisa, eles declaram “que não está sob análise pedido de uso emergencial ou de registro referente à vacina Sputnik V. Até o momento não há atualização do processo devolvido a empresa União Química, nem solicitação de novo processo de Autorização de Uso Emergencial ou registro sanitário para a Vacina Sputnik V aguardando avaliação da Anvisa“. Ainda no site, a Anvisa declarou que faltaram informações que estão previstas na Guia 42/2020. Tais dados são semelhantes aos solicitados pelas autoridades reguladoras dos EUA, Reino Unido e OMS (Organização Mundial de Saúde). Segundo a Anvisa, faltam as seguintes inspeções:
  • Não houve pedido da empresa para inspeção da fábrica localizada em Brasília (DF), que seria responsável pela fabricação da vacina no Brasil; e
  • A empresa solicitou uma inspeção para a sua fábrica localizada em Guarulhos (SP), que seria responsável pelo envase do produto pronto. Esta inspeção está marcada para o período de 8 a 12 de março.
Apesar dos insumos da Sputnik V serem os mesmos de outras vacinas fabricadas no Brasil, o imunizante é diferente por ser elaborado em outra fábrica. A expectativa era de que a Embaixada da Russa marcasse uma reunião com as partes em 30 de janeiro. Apenas após a reunião seria possível que a Anvisa se reunisse com a OMS para debater sobre a vacina. A Embaixada da Federação da Rússia foi procurada pelo Poder360, mas, até a publicação desta matéria, não respondeu.
Esta reportagem foi produzida pela estagiária em jornalismo Yasmin Ibrahim, sob supervisão do editor Samuel Nunes

Com articulação do deputado Ribeiro do SINPOL, servidores da PC poderão atuar na área da saúde

Aprovada e sancionada a Lei Complementar nº 1.295/2025, que garante respaldo jurídico a médicos legistas e demais pr...


Sinpol Rondônia celebra pesquisa que aponta Polícia Civil como a instituição mais confiável do Brasil

Sindicato ressalta reconhecimento da sociedade e compromisso dos policiais civis com a população