SINPOL/RO

Fiocruz entrega à Anvisa mais dados da vacina de Oxford produzida no Brasil

10/03/2021 10/03/2021 07:14 144 visualizações
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se reuniu com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) nesta 3ªfeira (9.mar.2021) para discutir o status da análise do registro da vacina de Oxford/AstraZeneca, que está sendo produzida pela fundação. A Fiocruz apresentou dados sobre imunizante que está sendo produzida no laboratório da fundação, no Rio de Janeiro, sobre a eficácia e qualidade do material, que usa a fórmula original do laboratório AstraZeneca. O pedido de registro definitivo da vacina foi feito pela Fiocruz no dia 29 de janeiro. A agência informou que analisou 83,45% das informações até o momento.

VACINA NACIONAL

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) espera alcançar a marca de 1 milhão de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 produzidas por dia até o final de março. A estimativa foi divulgada nessa 2ª feira (8.mar.2021), durante a visita técnica do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na qual foi anunciado o início da produção em larga escala do imunizante. Durante o encontro, representantes da Fiocruz previram a entrega de 3,8 milhões de doses para o mês de março. A produção dos lotes de pré-validação e validação foram finalizadas no último domingo (7.mar), com testes de consistência e estabilidade dentro dos parâmetros desejados. Esses lotes poderão ser incorporados ao PNI (Programa Nacional de Imunização), mediante aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com o início da operação dessa 1ª linha na 2ª feira (8.mar), a Fiocruz iniciará o escalonamento gradual da produção. “A primeira linha em funcionamento está produzindo cerca de 300 mil doses por dia. Ainda nesta semana, caso a produção ocorra dentro do previsto, uma segunda linha de produção deverá entrar em operação para aumentar a capacidade produtiva. A expectativa é chegar, até o final de março, com as duas linhas em funcionamento, com uma produção de cerca de 1 milhão de doses por dia”, informou a Fiocruz em nota publicada em sua página na internet.

SEGURA E EFICAZ

A vacina de Oxford/AstraZeneca já foi autorizada pela autoridade sanitária do Reino Unido e também recebeu sinal verde da agência reguladora de medicamentos da União Europeia. Além do Brasil, outros países como Reino Unido e Índia já iniciaram a aplicação das doses. O imunizante tem eficácia geral de 76% 22 dias depois da aplicação da 1ª dose, e de 82% após a 2ª dose, que deve ser aplicada 3 meses após a 1ª. Os dados foram publicados na revista científica The Lancet, uma das mais respeitadas do mundo. Além de prevenir a doença em mais de 80% dos casos, a vacina apresentou 100% de eficácia contra casos graves e hospitalizações. Isso significa que, durante os estudos clínicos, ninguém que foi vacinado precisou ser internado.

Com articulação do deputado Ribeiro do SINPOL, servidores da PC poderão atuar na área da saúde

Aprovada e sancionada a Lei Complementar nº 1.295/2025, que garante respaldo jurídico a médicos legistas e demais pr...


Sinpol Rondônia celebra pesquisa que aponta Polícia Civil como a instituição mais confiável do Brasil

Sindicato ressalta reconhecimento da sociedade e compromisso dos policiais civis com a população