A diretoria do SINPOL-RO solicita ao DGPC e a SESDEC a Retomada do protocolo de medidas de proteção ao contágio de COVID 19

29/01/2021 29/01/2021 11:48 117 visualizações

A diretoria do SINPOL-RO, nesta quinta-feira, dia 28/01/2021, protocolou junto à Delegacia Geral da Polícia Civil e a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania - SESDEC, os Ofícios de nº 18 e 19/2021/SINPOL/RO, com o fito específico de solicitação ao dirigente da entidade e ao Secretário de Segurança, de adoção de medidas que assegurem a dignidade e integridade física dos Policiais Civis, especialmente no tocante ao envio, para todos as Unidades Policiais, de EPI's adequados e na quantidade suficiente para proteção dos servidores.

A Diretoria do SINPOL-RO, reconhecendo a busca da atual gestão da Direção Geral, bem como da SESDEC, pela valorização dos servidores de nossa briosa POLÍCIA CIVIL, e, considerando o atual cenário ao qual nosso Estado está protagonizando e, ainda, a hodierna conjuntura de combate à PANDEMIA DE COVID-19, onde os nossos policiais civis estão expostos na linha de frente, solicitou ao Delegado Geral, Dr. Samir Fouad Abooud, e ao Secretáro de Segurança, Cel. José Hélio Pacha, a retomada do protocolo de medidas de proteção ao contágio de COVID-19, com relação aos servidores da Policia Civil.

Incumbidos da missão de representar os interesses da categoria, é imperioso pugnar pela retomada dos protocolos de atendimento, dentre eles, o afastamento dos servidores integrantes do grupo de risco e limitação do atendimento à população aos casos complexos, incentivando os rondonienses a efetuarem o registro das ocorrências de baixa complexidade através da Delegacia Virtual, como medida de prevenção e combate ao COVID-19.

Por fim, o presidente em exercício do SINPOL-RO, solicitou ainda o empenho de esforços no sentido de providenciar junto aos órgãos competentes, uma melhor estrutura de atendimento aos policiais civis acometidos pela COVID-19, principalmente aqueles na forma grave, a exemplo de fornecimento da medicação devida e translado de acordo com a necessidade do quadro clínico do paciente, devido ao alto índice de contaminação do vírus no Estado.

Ao ser questionado sobre o tema em destaque, o Presidente em exercício do SINPOL/RO, Rodrigo Macedo Marinho, declarou o seguinte: "Temos recebido inúmeras e justas reclamações por parte dos servidores que atuam principalmente no interior, os quais, em regra, relatam que não estão recebendo os equipamentos de proteção essenciais ao exercício da função, como máscaras, álcool em gel e luvas. Esta diretoria, compromissada com os interesses da Categoria, não medirá esforços para que todos os servidores da Policia Civil, tenham ao seu alcance, o competente equipamento de proteção para exercer seu mister de forma digna.”, finalizou Rodrigo Marinho.