SINPOL/RO

Fachin esclarece rejeição de domiciliar a ex-deputado que morreu por covid-19

15/07/2020 15/07/2020 09:06 200 visualizações

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin divulgou nota nesta 3ª feira (14.jul.2020) em que manifesta pesar pela morte do ex-deputado Nelson Meurer, vítima da covid-19.

No documento, o magistrado aproveita para esclarecer os motivos que o levaram a negar pedido de prisão domiciliar feito pela defesa do ex-congressista. Meurer tinha 77 anos. Integrava o grupo de maior risco para a doença.

“A decisão monocrática, sem olvidar do enquadramento de Nelson Meurer no grupo de vulnerabilidade, pautou-se na realidade apresentada pelo juízo corregedor de referida penitenciária, no sentido de que não se encontrava com ocupação superior à capacidade, destacando a existência de equipe de saúde lotada no estabelecimento”, explicou o ministro.

A determinação de Fachin foi chancelada pelo plenário virtual da 2ª Turma do Supremo. Na ocasião, a ministra Cármen Lúcia não se manifestou. De acordo com o regimento que vigorava até junho, quando 1 magistrado não se manifestava, entendia-se que ele acompanhava totalmente o entendimento do relator, no caso, Fachin.

A defesa tentou novamente levar o ex-deputado para a domiciliar no início de julho –quando começou o recesso do Judiciário. Sem sucesso. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, rejeitou. Não viu urgência. Entendeu que o caso poderia esperar até decisão final do relator do recurso, ministro Gilmar Mendes.

Meurer foi o 1º político condenado no Supremo na operação Lava Jato. Estava preso desde 30 de outubro de 2019 na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PR).

Com articulação do deputado Ribeiro do SINPOL, servidores da PC poderão atuar na área da saúde

Aprovada e sancionada a Lei Complementar nº 1.295/2025, que garante respaldo jurídico a médicos legistas e demais pr...


Sinpol Rondônia celebra pesquisa que aponta Polícia Civil como a instituição mais confiável do Brasil

Sindicato ressalta reconhecimento da sociedade e compromisso dos policiais civis com a população