NOVAS RESTRIÇÕES: Governo reclassifica municípios e 42 cidades voltam para a fase 3 e manda fechar boates e casas de shows
28/11/2020 28/11/2020 09:55 123 visualizações Porto Velho voltou para a terceira fase com alguns restrições O Governo Marcos Rocha alterou mais uma vez as regras de distanciamento social em Rondônia como forma de enfrentamento ao Coronavírus, e através de um novo decreto e uma portaria baixou novas medidas que afetam a convivência social em meio a pandemia. O decreto 25.585 vedou a abertura de casas de shows e boates na fase 3 do distanciamento social. Já a portaria conjunta nº 26 reenquadrou os municípios rondonienses no distanciamento social. Porto Velho e outras 41 cidades passaram para essa fase 3. Ariquemes e Theobroma permanecem na fase 4. Já Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Alta Floresta D'Oeste, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste, São Miguel do Guaporé, Vale do Paraíso e Pimenta Bueno carão na fase 2. O decreto permitiu na fase 3 a abertura de bares, balneários com capacidade de lotação de até 50% da capacidade desses locais, mas devem fechar às 23 horas. Cinemas, teatros e museus podem abrir com capacidade de 50%, sendo vedado o consumo de alimentação e bebidas dentro do ambiente de salas e instalações. Outra mudança para essa fase 3 é que serviços de eventos e afins devem funcionar com capacidade máxima de 50%, não podendo ultrapassar a capacidade de 200 pessoas. Casas de shows e boates ficam totalmente proibidas de realizarem suas atividades. Também estão proibidas na fase reuniões com mais de 16 pessoas, cursos e afins para pessoas com menos de 18 anos, cursos e afins com mais de 16 pessoas, área de lazer de condomínios e serviço de eventos e afins acima de 201 pessoas. Porto Velho e boa parte dos municípios entraram na fase 4 no dia 22 de outubro, com permissão total de abertura do comércio, mas os casos de Coronavírus dispararam.
Outras 41 cidades do Estado, voltaram para a fase 3. São elas: Porto Velho, Cacoal, Mirante da Serra, Candeias do Jamari, Jaru, Vilhena, Primavera de Rondônia, Guajará-Mirim, Nova Brasilândia D'Oeste, Urupá, Alto Alegre dos Parecis, Alvorada D'Oeste, Espigão D'Oeste, Rolim de Moura, São Felipe D'Oeste, Machadinho D'Oeste, Alto Paraíso, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste , Ministro Andreazza, Monte Negro, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Presidente Médici, Rio Crespo, Santa Luzia D'Oeste, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Teixeirópolis, Vale do Anari A fase três proíbe a abertura de casas de shows e boates, reuniões com mais de 16 pessoas, áreas de lazer em condomínios e eventos acima de 201 pessoas.