Dados fazem parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Veja o ranking de outros roubos
O roubo a residência cresceu 60% nos seis primeiros meses deste ano em Rondônia, durante a pandemia da Covid-19, segundo dados do 14° Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (19).
Entre janeiro e junho foram 543 assaltos em imóveis residenciais no estado, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Já no mesmo período de 2019 ocorreram 338 roubos em casas.
O anuário também indica um crescimento no número de comércios roubados no estado durante o primeiro semestre. Subiu de 82 no ano passado para 123 neste ano (uma alta de 50%).
Os assaltos contra pedestres seguem na liderança da categoria roubo. Foram 2.259 vítimas roubadas em Rondônia só entre janeiro e junho de 2020 (isso representa uma alta de 40,8% em relação ao mesmo semestre do ano passado).
O Anuário também indicou o número de instituições financeiras roubadas por criminosos. Neste ano foram 4 unidades, ante 3 no mesmo período de 2019.
Não foram registros roubos de carga, segundo o FBSP.
Homicídios de mulheres
Os números divulgados nesta segunda-feira também revelam um aumento disparado de homicídios de mulheres. O crescimento é de 254% em Rondônia no primeiro semestre.